FNAP CELEBRA PROTOCOLO COM A NAVIGATOR

A FNAP formalizou recentemente a assinatura de um protocolo com a The Navigator Company que permitirá aos apicultores portugueses instalar apiários nas propriedades florestais sob gestão dessa empresa.

Com este protocolo, a FNAP pretende fomentar práticas de gestão florestal compatíveis com a apicultura, contribuindo assim para a defesa, promoção e desenvolvimento da atividade apícola.

A Navigator Company cede à FNAP, a título temporário e gratuito, parcelas que integram o património florestal do Grupo para que os apicultores inscritos nas organizações de apicultores associadas da FNAP possam aí proceder à instalação de apiários e desenvolver a sua atividade.

Além do cumprimento da legislação aplicável relacionada com a floresta, a The Navigator Company garante, através desta parceria, que a zona de colocação dos apiários, assim como as zonas de acesso, é mantida limpa dos sobrantes resultantes da sua atividade silvícola, garantindo também, a correta formação dos seus técnicos e operadores florestais que frequentam a zona para realização de trabalhos nas imediações dos apiários, de forma a promover a sua segurança.

A Navigator promoverá a gestão das parcelas para renovação de pastagens, eliminação de restolho e gestão de massas combustíveis, recorrendo a práticas sustentáveis físicas e mecânicas, sem prejuízo para o pastoreio apícola.

Os apicultores interessados em beneficiar deste protocolo devem contactar a sua organização de apicultores, a qual informará das obrigações decorrentes e das propriedades em causa.