DETEÇÃO DE PESTICIDAS EM ABELHAS E MEL EM PORTUGAL
Em Portugal a informação acerca da contaminação, por pesticidas, das abelhas e do mel é escassa o que torna de grande importância a obtenção dessa informação. É assim importante determinar o perfil de contaminação, por pesticidas, das colónias no nosso território e tentar perceber quais os efeitos desta eventual contaminação nas abelhas e o seu papel como factor predisponente, ou como causa, da síndrome do colapso das colónias (Colony collapse disorder – CCD). Também de grande importância é a avaliação do impacto que essa contaminação poderá ter na qualidade e na segurança do mel para o consumidor.
O projecto tem como objectivo principal a deteção de resíduos de pesticidas em abelhas e mel provenientes de colónias localizadas em Portugal, determinando a sua ordem de importância nos substratos analisados. Pretende-se também ir ao encontro do disposto no Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF), aumentando o conhecimento relativo aos efeitos de produtos fitofarmacêuticos nos polinizadores e operacionalizar a comunicação dos riscos relativos a produtos fitofarmacêuticos sobre abelhas em conformidade com normativo legal.
Especificamente pretende-se fazer a determinação de resíduos de produtos utilizados em apicultura legalmente; a determinação de resíduos de produtos usados ilegalmente em apicultura; a determinação de resíduos de pesticidas utilizados nas culturas agrícolas de modo a que se possa fazer a análise estatística e geográfica dos resultados e a posterior disseminação da informação pelas entidades oficiais e todos os interessados.
O projecto tem como acções previstas a amostragem, a implementação e optimização do método de análise (que inclui a validação do método, a extracção, purificação) e a análise dos resíduos de pesticidas nas amostras propriamente ditas. Será também dada enfase à divulgação dos resultados quer em publicações científicas, quer em publicações técnicas na área da apicultura, bem como em reuniões que versem as matérias envolvidas seja no âmbito da farmacotoxicologia, seja no âmbito da apicultura.
Este projecto resulta de uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, que desempenha as tarefas de coordenação científica, e a FNAP, cujas tarefas se prendem com a divulgação de resultados.
Neste âmbito disponibilizamos alguns materiais já apresentados, nomeadamente o resumo e a apresentação feita no XV Fórum Nacional de Apicultura do projecto.
Artigo “Qualidade do Mel Nacional”