Nos dias 18, 19, e 20 de Novembro de 2022 realizou-se na Casa do Campino, em Santarém, o XXI Fórum Nacional de Apicultura e a XIX Feira Nacional do Mel.
A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, uniram esforços na organização deste evento nacional, no sentido de promover e debater o setor apícola, tão importante para o País e para a região do Ribatejo.
Durante três dias de grande atividade, o setor apícola nacional fez de Santarém a Capital da Apicultura. Nestes três dias realizaram-se dois workshops técnicos, duas sessões técnicas e realizou-se a XXI edição do Fórum Nacional de Apicultura, o qual reuniu 180 apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores. Durante o Fórum foi debatido o impacto atual e futuro das alterações climáticas na economia do setor apícola, o regime de ajudas para o setor, e fez-se uma atualização dos resultados de projetos importantes para o setor sobre Normalização de Produtos, Segurança no Trabalho e Polinização. O dia de trabalho finalizou com um debate sobre sanidade apícola.
A FNAP recolheu imagens de todo o dia de trabalho, as quais disponibilizamos na nossa página do Facebook: manhã e tarde.
Aproveite para conferir abaixo as apresentações feitas durante o XXI Fórum Nacional de Apicultura, no sábado, e nas duas Sessões Técnicas de domingo:
XXI FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA
SESSÃO – INVESTIGAÇÃO APLICADA À APICULTURA
- Normalização da produção e critérios de qualidade dos produtos apícolas – Miguel Vilas Boas (IPB)
- Beekeeper Safety – Abordagem para uma cultura de segurança no sector apícola – Sância Pires (IPB)
- POLIMAX – Promoção e aumento da eficiência da Polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeiras – Rafael Carvalho (COTHN)
SESSÃO – AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E O FUTURO DA APICULTURA
- MEDIBEES – Monitorização do perfil polínico e sensorial dos méis do Mediterrâneo – resiliência às alterações climáticas – Gian Luigi Marcazzan (CREA-AA)
- Será que as alterações climáticas irão influenciar as florações melíferas em Portugal – Carlos Aguiar (IPB)
- Impacto da Vespa velutina na apicultura – a experiência da APICAVE – Alfredo Marques (APICAVE)
SESSÃO – AJUDAS E MERCADOS
- Análise às ajudas para a Apicultura no PEPAC – João Casaca (FNAP)
- Importância da análise sensorial na caracterização do Mel de Portugal – Anabela Mendes (AALBA)
- Requisitos gerais e específicos aplicáveis ao mel – Jorge Ferreira Branco (DGAV)
SESSÃO – A SAÚDE DAS ABELHAS HOJE
- Ácido Oxálico e Glicerol: revisão do conhecimento científico – Antonio Nanetti (CREA)
- Gestão Integrada de Pragas Sustentáveis (IPM) aplicada ao controlo da Varroa – Maria Marcilla (Véto-pharma)
- Uso de alimentos proteicos: novas formas de avaliar o impacto na saúde das abelhas – Marta Pitarch Bielsa (CALIER)
SESSÃO TÉCNICA – SANIDADE APÍCOLA
- Apresentação do Apitraz® e Promotor L® – Nuno Costa (CALIER)
- Lâmina Alveolada para Apicultura – José Alfredo Conde (APIMIL)
- A utilização do Ácido Fórmico na Apicultura – Filipa Pucariço (HIFARFMAX)
- A importância da alimentação para a saúde e bem-estar das abelhas – Azucena Marques (BEEVITAL)
XIX FEIRA NACIONAL DO MEL
Durante estes três dias, o maior certame apícola do país e um dos principais da Península Ibérica, visitou Santarém. A XIX Feira Nacional do Mel trouxe a Santarém uma mostra do melhor que a Apicultura portuguesa produz, mas também juntou empresas nacionais, espanholas e franceses de material apícola, atraindo apicultores de todo o país.
Durante a Feira foram dinamizadas várias atividades nas quais o Mel de Portugal foi a “estrela principal”, das quais destacamos provas dirigidas de mel e uma ação de cozinha ao vivo, onde foi confecionado Coscorão do Rio até ao Mar pelo chef Rodrigo Castelo do restaurante Taberna Ó Balcão.
A Feira foi uma excelente oportunidade para os produtores nacionais darem a conhecer a qualidade e especificidade do mel que produzem. Confira o programa geral da XIX Feira Nacional do Mel.
WORKSHOPS TÉCNICOS
No dia 18.11.2022, sexta-feira, o programa do XXI Fórum Nacional de Apicultura incluiu dois workshops temáticos:
WORKSHOP 1 – Diversificar a Produção: Pólen Apícola, Pão de Abelha, Própolis e Apitoxina
WORKSHOP 2 – Boas Práticas de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho Apícola
Os workshops realizaram-se na Escola Superior Agrária de Santarém.
PROGRAMA DE ACOMPANHANTES

Aos acompanhantes dos participantes no XXI Fórum Nacional de Apicultura foi disponibilizado um programa para que desfrutem da cidade de Santarém.
A Câmara Municipal de Santarém, proporcionou uma visita guiada (roteiro pedestre) pelo Centro Histórico de Santarém, com o qual se deu a conhecer uma parte do rico património edificado, cultural e histórico da cidade, para além de incluir a participação no Festival de Órgão de Santarém (FÓS).



Organização:
Apoios: