Arquivo de Notícias

SIMPÓSIO DE PALINOLOGIA MEDITERRÂNICA 2024 REALIZA-SE EM SALAMANCA DE 17 A 19 DE JULHO DE 2024

O Simpósio de Palinologia Mediterrânica 2024 realizar-se-á em Salamanca,de 17 a 19 de Julho de 2024, na Universidade de Salamanca, Edifício Dioscórides, Faculdade de Biologia.

Atualmente estão já disponíveis informações sobre as sessões plenárias, mas também o programa (preliminar) no site do congresso em: https://medpalynos2024.org/preliminary-program/

Os interessados devem realizar a inscrição antecipada até 19 de abril, no portal do Simpósio.

As informações sobre submissão dos resumos estão disponíveis em: https://medpalynos2024.org/abstract-submission/. Os resumos devem ser enviados até 3 de maio de 2024.

EFSA DIVULGA RESULTADOS DO PLANO DE MONITORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS EM ANIMAIS VIVOS E PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

MEL PORTUGUÊS NÃO CONTAMINADO

O relatório da EFSA apresenta os resultados obtidos no âmbito do plano de monitorização 2022 sobre a presença de resíduos de medicamentos veterinários e outras substâncias em animais vivos e produtos de origem animal. O mel está incluído neste plano de monitorização de resíduos, tendo sido recolhidas e analisadas 3.056 amostras de mel, correspondentes a uma produção em 2022 de 231.289 toneladas). Este estudo foi conduzido em todos os Estados Membros da UE, na Islândia e na Noruega.

Portugal contribui com 98 amostras de mel, tendo ficado aquém das 123 que correspondiam à produção do país em 2022 – o número de amostras a enviar por cada país era calculado da seguinte forma: pelo menos 10 por cada 300 toneladas de produção anual para as primeiras 3 000 toneladas, mais uma amostra por cada 300 toneladas adicionais (ver tabela 39 e 40 do relatório, páginas 61 e 62).

O mel português não apresentou resultados não conformes, o que não pode deixar de ser destacado. Das 3.056 amostras de mel analisadas, apenas 42 amostras estavam não conformes (1,37%) – foram obtidos 97 resultados não conformes, o que revela que algumas amostras estavam contaminadas com mais do que resíduo). As amostras de mel não conforme têm origem em 10 países: Alemanha, Áustria, Bulgária, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Grécia e Polónia.

Os contaminantes detetados foram os seguintes (ver resultados completos na tabela abaixo – Anexo A do Relatório):

  • 21 amostras contaminadas com antibióticos (42 resultados não conformes) – o mel foi o produto analisado com maior frequência de não conformes para antibióticos;
  • 1 amostra contaminada com compostos organofosforados, especificamente o Glifosato;
  • 14 amostras contaminadas com metais pesados (30 resultados não conformes – nove para cádmio, 9 para zinco, 8 para chumbo e 4 para cobre);
  • 15 amostras contaminadas por outras substâncias (24 resultados não conformes). Entre estas, uma amostra apresentou contaminação com acetamiprida, neonicotinoide de primeira geração, utilizado como inseticida sistémico;
  • Nenhuma amostra apresentou contaminação com substâncias com efeito anabólico e substâncias não autorizadas (hormonas).

Foram ainda recolhidas e analisadas 33 amostras de mel considerado suspeito, 256 amostras de mel importado a partir de países terceiros e 209 amostras de outro. Estas amostras foram obtidas no âmbito da aplicação de medidas especiais pelas autoridades de cada país, incluindo amostragens repetidas na exploração ou estabelecimento em causa. Como são consideradas não representativas para a avaliação da situação dos resíduos nos países declarantes, os resultados são apresentados separadamente (tabela abaixo – Anexos B, C e D do Relatório). Os resultados foram os seguintes:

  • 8 amostras contaminadas com antibióticos (18 resultados não conformes) no mel considerado suspeito;
  • 1 amostra contaminada com antibióticos (2 resultados não conformes) no mel importado;
  • 1 amostra contaminada com glifosato e 1 amostra contaminada com Acetaprimida (2 resultados não conformes) em mel obtido fora do plano de controlo.

No total foram recolhidas e comunicadas 600.320 amostras à Comissão Europeia de géneros alimentícios (342.850 amostras específicas e 3.892 amostras suspeitas comunicadas ao abrigo da Diretiva 96/23/CE do Conselho, 2.772 amostras colhidas na importação e 250.806 amostras colhidas no âmbito de programas desenvolvidos ao abrigo da legislação nacional).

A maioria dos países cumpriu os requisitos mínimos de frequência de amostragem estabelecidos na Diretiva 96/23/CE do Conselho e na Decisão 97/747/CE da Comissão. Globalmente.

A percentagem de amostras não conformes em 2022 (0,18%) foi comparável à dos 13 anos anteriores (0,17% – 0,37%).

CRISE NO MERCADO DE MEL NA UE – QUESTIONÁRIO AOS APICULTORES (22.03.2024)

Dada a atual crise de mercado que afecta o sector do mel da UE, a presidência do Grupo de Trabalho MEL do COPA-COGECA pretende obter dos apicultores a sua perspetiva e o máximo de dados sobre esta matéria. O objetivo é fazer um retrato preciso da crise em curso, e identificar as principais causas primárias. Ter dados mais precisos, permitirá apresentar junto da Comissão Europeia, potenciais soluções de curto prazo.

RESPONDA AO QUESTIONÁRIO AQUI.

O questionário garante o anonimato, deve ser respondido até 22.03.2024, estando disponível em sete idiomas (EN, FR, ES, IT, DE, RO, PL). Lamentavelmente não está disponível em português. Deve escolher o idioma no início.