Arquivo de Notícias

INTERVENÇÃO C.1.1.6 DO PEPAC | ASSINATURA DO TERMO DE ACEITAÇÃO

Segundo informação obtida pela CAP junto da Autoridade de Gestão do PEPAC, os beneficiários da intervenção C.1.1.6 “Apoio à Apicultura para a Biodiversidade” que tenham deixado passar o prazo para assinatura dos termos de aceitação, perdendo desta forma o direito ao apoio, poderão excecionalmente, fazê-lo, bem como, posteriormente, proceder à submissão do pedido de pagamento respeitante ao ano 2024.

Assim, chama-se a atenção de todos os apicultores que, tendo formalizado candidatura à intervenção C.1.1.6, não assinaram os termos de aceitação, para a necessidade de irem consultando o e-mail registado no seu IB, já que o IFAP enviará uma notificação do endereço “naoresponder@ifap.pt” que informará da disponibilização de novo termo de aceitação da operação para o efeito.

Verifique as notificações do IFAP recebidas no e-mail registado no IB à Aceda à sua “Área reservada do IFAP” à Submeta o Termo de Aceitação escolhendo o NIB, através do qual serão feitos os Pedidos de Pagamento

Após a submissão do Termo de Aceitação, poderá submeter o Pedido de Pagamento até à data-limite que venha a ser estabelecida.

Informa-se ainda que também aqueles que, eventualmente, tenham assinado o Termo de Aceitação mas que não tenham formalizado o Pedido de Pagamento, o poderão fazer, no período que venha a ser estipulado para o efeito.

PROJETO COLOSS – QUESTIONÁRIO AOS APICULTORES

O COLOSS é um consórcio que agrega 2.178 investigadores de 126 países, e que tem como missão melhorar o bem estar das abelhas (em particular da Apis mellifera). Os objetivos  do COLOSS passam por coordenar alguma investigação internacional, em particular nalguns temas com relevo para a saúde das abelhas, como, pragas e agentes patogénicos (por exemplo, Varroa destructor e vírus), questões relacionados com o meio-ambiente ( influência de fitofármacos e da nutrição na saúde das abelhas).

No âmbito deste projeto, está neste momento disponível um questionário destinado a apicultores, com o qual se pretende recolher dados e monitorizar as perdas de efetivo apícola e as razões para tal. Este questionário está disponível em formato digital ou em formato papel.

A resposta a este questionário é muito importante, uma vez que permitirá avaliar a perda de efetivo apícola em Portugal, e as razões para tal, permitindo a comparação com outros países da União Europeia e do Mundo. O questionário é confidencial, sendo apenas necessário indicar região onde se localiza a exploração.

Para esclarecimento de dúvidas ou qualquer outra questão, poderá contactar Cristina Amaro da Costa ou Jéssica Chaves, para coloss@esav.ipv.pt.

 

PUBLICADA PORTARIA QUE ESTABELECE A INTERVENÇÃO C.1.1.6 DO PEPAC

Foi hoje publicada a Portaria nº 171/2024/1 que estabelece o regime de aplicação da Intervenção C.1.1.6 Apoio à apicultura para a biodiversidade do PEPAC no continente.

Esta antiga reivindicação dos apicultores, das suas organizações e da FNAP, vê finalmente a luz do dia, resultando da luta dos apicultores para que fosse incluída nos apoios à Gestão Ambiental e Climática do PEPAC.

O Aviso de Abertura das candidaturas a este apoio será publicado até ao final do mês de junho. A FNAP e as suas associadas irão procurar reunir as condições necessárias para apoiar os apicultores a formalizar a sua candidatura. As candidaturas serão submetidas no «Balcão dos Fundos», a disponibilizar muito em breve pela AG PEPAC.

No entanto, já se sabe que para aceder a esta nova plataforma será necessária a Chave Móvel Digital, pelo que podem já os apicultores garantir que tem a sua chave ativada o quanto antes, permitindo assim aceder à sua área reservada logo a partir do primeiro dia.

Para mais informações sobre como ativar a Chave Móvel Digital, consulte o portal Autenticação.Gov, onde encontrará todas as informações e instruções detalhadas sobre as diversas formas de ativação.

Comece desde já a preparar a submissão da sua candidatura!