RELATÓRIOS – PAN 2022

No âmbito da candidatura ao PAN 2022, e das obrigações decorrentes da aplicação da Portaria nº 325-A/2019 de 21 de setembro, especificamente a alínea c) do número 1 do Artigo 4º e do número 2 do Artigo 12º, a FNAP recolheu (1) informação relativa às necessidades formativas dos técnicos dessas organizações e (2) informação e análise de mercado, com o propósito de fazer a sua divulgação junto dos apicultores associados.

(1) Informação relativa às necessidades formativas

A FNAP promoveu um diagnóstico de necessidades formativas entre os corpos sociais e técnicos das suas filiadas através de um questionário online, disponível no período de 25 de agosto a 31 de dezembro de 2021. Foi solicitada resposta a esse questionário por parte dos técnicos das organizações associadas na FNAP, incluindo os não afetos ao Programa Apícola Nacional 2022. Para melhor compreender e validar as respostas obtidas foram consideradas informações obtidas por entrevista direta a alguns dos respondentes.

As respostas obtidas permitem afirmar que se destaca claramente a necessidade de robustecer a formação na componente Sanidade Apícola e Produtos da Colmeia. É também evidente a versatilidade e polivalência dos técnicos das associadas da FNAP, os quais demonstram necessidades formativas em temas que contribuem para a modernização da apicultura nacional.

Consulte aqui o Relatório de Necessidades Formativas 2022, o qual inclui, o questionário feito, os resultados obtidos e a respetiva análise.

Em resumo, pode considerar-se que apesar da antiguidade dos técnicos nas organizações associadas, identificam-se recorrentemente dificuldades correlacionadas com o funcionamento do Programa Apícola Nacional, motivada pela alteração frequente dos procedimentos (periodicidade trianual dos Programas Apícolas e alterações no decurso entre campanhas do mesmo triénio), bem como a interpretação dissonante das regras pelas diferentes entidades competentes no acompanhamento das candidaturas.

A validação do Técnico Apícola é alicerçada com a verificação do cumprimento dos requisitos específicos previstos no normativo do PAN, tendo sido ignorada a experiência obtida pela antiguidade do posto de trabalho, bem como o percurso curricular contínuo.

A solicitação recorrente de formação em temas específicos para a execução das candidaturas do PAN, identificados genericamente como “UPP e Melarias” ou “Sanidade” deixa inferir a prioridade da formação académica em detrimento do conhecimento e domínio das matérias de base do PAN na contratação dos técnicos.

(II) Informação e análise de mercado

Para a realização desta tarefa, a FNAP compilou informação relativa à situação de mercado em Portugal, União Europeia e restantes países relevantes em termos de produção de Mel.

A informação relativa a Portugal é da responsabilidade da FNAP e foi obtida junto das suas associadas, enquanto a restante informação resulta das respostas obtidas em consulta feita pela Direção do Grupo Mel do COPA-COGECA às organizações representativas dos apicultores do Estados Membros da União Europeia. Esta consulta foi feita a 15.11.2022. As respostas obtidas estão integralmente reproduzidas, sendo que alguns países optaram por não disponibilizar a informação solicitada. A informação relativa ao mercado da EU e Mundial foi disponibilizada pela Comissão Europeia.

Assim, disponibiliza-se o  relatório “Informação e Análise ao Mercado do Mel 2022“, o qual contém informação relativa à produção no ano apícola de 2022 (em Portugal e restantes Estados Membros da UE),  mas também ao mercado europeu e mundial de mel.