DivInA – DIVersificação e INovação na produção Apícola

O Projeto DivInA- DIVersificação e INovação na produção Apícola, financiado no âmbito da Ação 1.1 do PDR 2020 – Grupos Operacionais, visa diversificar a produtividade da atividade apícola com vista ao aumento da rentabilidade das explorações, explorando outros produtos apícolas, especificamente apitoxina, pão de abelha, pólen apícola e própolis.

Estes exploração destes produtos, com elevado potencial no mercado, em particular no mercado internacional, diminui a dependência das explorações apícolas relativamente à produção de mel, contribuindo assim para a sua sustentabilidade e competitividade, presente e futura.

Pólen Apícola

O PROJETO

A apicultura é hoje considerada, em Portugal e na União Europeia, como uma atividade chave do setor agropecuário, não só pelo impacto direto e contributo líquido para a economia que representa a produção de mel, mas também pelos serviços ecossistémicos, prestados indiretamente pelas abelhas, na manutenção da biodiversidade e na polinização de culturas.

Consolidado que se encontra atualmente o setor, em particular no que respeita à produção de mel, é necessário estar preparado para responder às necessidades de mercado, e capacitado para explorar todas as potencialidades e todos os produtos que a atividade pode oferecer. Efetivamente, esta é uma das componentes para as quais o setor apícola nacional ainda não possui resposta e que urge potenciar.

Aparelho de recolha de Apitoxina em funcionamento

Esta diversificação passará por desenvolver tecnologicamente procedimentos de produção adaptando as metodologias aplicadas noutros países e noutras regiões do mundo, às caraterísticas e especificidades da apicultura Portuguesa, nomeadamente, às especificidades produtivas da abelha autóctone, Apis mellífera iberiensis, às características da flora envolvente e às condições climáticas, as quais oscilam significativamente em Portugal dependendo da região.

 

DIVULGAÇÃO

Poster de apresentação do projeto na Cimeira Nacional Inovação na Agricultura

Workshop de Divulgação no XIX Fórum Nacional de Apicultura – 16.10.2018 em Castelo Branco

 

PARCEIROS

O projeto é liderado pelo IPB-Instituto Politécnico de Bragança e tem como parceiros a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a AALBA-Cooperativa de Produtores de Mel CRL, APMP-Agrupamento de Produtores de Mel do Parque, Lda, INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, JGN-João Guilherme Neto, JAV-José António Vicente e a UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para todas as informações, visite o site do projeto DIVINA.