SEMINÁRIO “APICULTURA, AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE”

Integrado na Feira Nacional da Agricultura 2017, este ano dedicada à produção de cereais, a FNAP organiza o Seminário “Apicultura, Agricultura e Biodiversidade“. Este evento é gratuito e encontra-se integrado no Programa da FNA 2017, decorrendo no dia 16 de junho, sexta-feira, na Sala Scalabis do CNEMA, a partir das 14h30.

Pretende-se discutir e melhor conhecer a forma como interagem as abelhas com as outras atividades agrícolas e florestais e quais as consequências ambientais e económicas para a apicultura e para a produção de mel, mas também para a produção agrícola nacional, decorrentes desse convívio.

Do programa constam 4 apresentações todas de grande interesse: João Coimbra, agricultor, produtor de cereais de regadio e dirigente associativo, dará a conhecer um projeto em desenvolvimento na sua exploração, onde são postas em prática e estudadas várias soluções que procuram mitigar eventuais impactos ambientais decorrentes da prática agrícola, monitorizando-se há mais de 5 anos as populações de abelhas, de aves e de outra fauna, como batráquios. Cristina Amaro da Costa, investigadora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu apresentará o projeto de Grupo Operacional  “PP4B – Impacto dos pesticidas nas Abelhas e na Apicultura” de que é coordenadora, e com o qual se pretende avaliar o risco de mortalidade de abelhas por aplicação de produtos fitofarmacêuticos em sistemas agrícolas de Portugal. Henrique Pereira, investigador do Departamento de Ecologia da Universidade de Coimbra, onde coordena diversos projetos de monitorização de polinizadores em espaços florestais e agrícolas. Catarina Reis e Teresa Sezinando da ANIPLA, parceira da FNAP no Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, trazem a visão desta organização associativaacerca da proteção de plantas e a biodiversidade.

O dia de trabalho termina com a entrega de prémios do Concurso Nacional de Mel 2017.

 

A entrada é gratuita, mas a inscrição obrigatória. Obtenha aqui a ficha de inscrição.