SEIS ILHAS DOS AÇORES RECONHECIDAS COMO INDEMNES DE VARROOSE PElA UNIÃO EUROPEIA

As ilhas açorianas do Corvo, Graciosa, São Jorge, Santa Maria, São Miguel e Terceira foram reconhecidas como indemnes de Varroose pela Comissão Europeia, através de uma decisão publicada a semana passada.

 

Para os apicultores Açorianos trata-se de uma notícia de grande relevância na medida em que reconhece a importância da apicultura nos Açores e valoriza os produtos apícolas da região. Esta decisão permitirá à Região Autónoma proteger e salvaguardar os interesses do setor, podendo legalmente limitar a entrada de materiais nestas ilhas aos provenientes de zonas com o mesmo estatuto.

 

Segundo o comunicado do Governo Regional dos Açores, “faz parte do Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, a criação de medidas de controlo efetivo que possam agora garantir a manutenção da indemnidade nas ilhas que alcançaram este objetivo”, como por exemplo, “a implementação de uma estratégia piloto para erradicação total da varroose, bem como a criação de um plano de contingência com o propósito de evitar a entrada na Região de outras pragas e doenças”.