FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA – CASTELO BRANCO – 16 A 18 DE NOVEMBRO

Castelo Branco recebe, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o maior evento nacional do sector apícola, o Fórum Nacional de Apicultura e a Feira Nacional do Mel, organizados pela FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal em parceria com a MELTAGUS – Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar e do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A 19ª edição do Fórum Nacional de Apicultura e 17ª Feira Nacional do Mel, dedicadas assumem anualmente primordial importância, pelo ênfase e projeção que emprestam à apicultura nacional, sendo o espaço onde se encontram todos os intervenientes do sector apícola.

Na edição de 2018 serão debatidas temáticas variadas, onde se destaca o impacto que as alterações climáticas têm na apicultura portuguesa, a problemática dos incêndios florestais e o seu impacto na flora apícola autóctone, mas também a importância da apicultura familiar na economia regional.

Consulte o Programa e obtenha aqui a sua ficha de inscrição.

 

XVII FEIRA NACIONAL DO MEL

A Feira Nacional do Mel será este ano especialmente dedicada aos Produtos de Qualidade, destacando-se as nove Denominações de Origem Protegida de Mel Nacional e o Mel de Modo de Produção Biológico.

Consulte o Regulamento da Feira Nacional do Mel e obtenha aqui a ficha de inscrição.

 

WORKSHOPS TEMÁTICOS

À semelhança das anteriores edições, no dia 16.11.2018, sexta-feira, o programa do Fórum Nacional de Apicultura inclui quatro propostas de workshops temáticos, cujos destinatários são os apicultores portugueses.

Este ano, convidamos os produtores apícolas nacionais a tomar contacto com as práticas de produção de Pólen Apícola e de Propolis desenvolvidas no âmbito do projeto DIVINA, projeto que tem como fim o desenvolvimento tecnológico da produção destes produtos, mas também de Apitoxina e Pão de Abelha, nas condições específicas da subespécie Apis mellífera iberiensis, e das condições climáticas e de flora de Portugal (toda a informação em: http://esa.ipb.pt/~divina/).

Disponibilizamos também um Workshop de Aguardente de Mel, coordenado pela Prof. Ofélia Anjos do IPCB e pela investigadora do INIAV, Dr.ª Ilda Caldeira, e outro dedicado à qualidade das ceras na exploração apícola, tema de vital importância para o sucesso económico da exploração e para a qualidade dos produtos.

  • PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS – Partilha de experiências do Projeto DivInA – Miguel Vilas Boas, Soraia Falcão e José Afonso
  • PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE PÓLEN – Partilha de experiências do Projeto DivInA –  Paulo Russo Almeida e Luís Teixeira
  • AGUARDENTE DE MEL – Ofélia Anjos
  • QUE CERA SERÁ? – Métodos para reconhecer a cera de abelha – Dulce Alves

Obtenha aqui a sua Ficha de Inscrição.

 

PASSEIO DE ACOMPANHANTES

A organização preparou também um passeio turístico e cultural, que permitirá conhecer vários locais de interesse na cidade de Castelo Branco, como o Jardim do Paço, ou o Museu Cargaleiro

Consulte aqui toda a informação sobre o Passeio de Acompanhantes do Fórum Nacional de Apicultura e obtenha aqui a respetiva Ficha de Inscrição.