O Concurso Nacional de Mel concluiu a 11º edição. Também esta iniciativa conjunta da FNAP e da Feira Nacional da Agricultura, fica marcada pelo situação de isolamento social em que se encontra o Portugal e o Mundo.
Participaram 42 produtores nacionais, individuais ou coletivos que confiaram à prova cega do júri 73 méis de 8 classes de origem floral. As provas tiveram lugar nos dias 5 e 6 de março de 2020, em Santarém.
Estes números evidenciam a importância crescente que o certame adquiriu ao longo das suas onze edições no qual se valoriza e demonstra o reconhecimento pelas boas práticas na produção de méis de elevada notoriedade sensorial.
O Concurso Nacional de Mel aposta em dar notoriedade aos méis de excelência que se produzem em território nacional, independentemente da sua dimensão comercial.
A representatividade dos méis monoflorais tipificados em Portugal embora ainda esteja aquém do desejado com baixa participação de méis tão únicos como o Mel de Incenso dos Açores, Mel de Medronheiro e Mel de Laranjeira do Algarve ou o Mel de Soagem do Alentejo, cresce em origem geográfica dos méis mais comuns.
Cumpre-nos louvar a participação de todos os Produtores e Empresários no 11º Concurso Nacional de Mel (CNM2020), cujos resultados agora tornamos públicos:
Felicitamos a todos os participantes pela qualidade dos méis submetidos à prova cega.
A todos os produtores cujo mel não foi galardoado nesta edição agradecemos mais uma vez a participação, e desafiamos a integrar o Concurso Nacional de Mel 2021 onde continuaremos a apostar no rigor e imparcialidade para valorizar os melhores méis nacionais.
A ORGANIZAÇÃO:
FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
Rua Mestre Lima de Freitas, nº 1
1549-012 LISBOA
Tel: 217 100 084
Fax: 217 166 123
E-mail: info@fnap.pt
URL: www.fnap.pt
CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas
Quinta das Cegonhas – Apartado 331
2001-904 SANTARÉM
Tel: 243 300 300
Fax: 243 300 301
E-mail: dgomes@cnema.pt
URL: www.cnema.pt