CONCURSO NACIONAL DE MEL – 2020

O Concurso Nacional de Mel prepara agora a sua 11º edição, numa iniciativa da FNAP e da Feira Nacional da Agricultura, sendo que as provas terão lugar nos próximos dias 5 e 6 de março de 2020, em Santarém.

Num momento em que o produto Mel Português acaba de ser galardoado como Produto de Excelência pelo Júri do Prémio Nacional de Agricultura 2019, e numa época em que muito se fala sobre a circulação de méis no espaço europeu, e em simultâneo na genuinidade e autenticidade do mel que abastece o mercado, este concurso tem a responsabilidade de promover e proteger o Mel Português.

Aberto a todos os produtores nacionais, individuais ou coletivos continua a dar notoriedade aos méis de excelência que se produzem em território nacional, independentemente da sua dimensão comercial.

Consulte aqui o Regulamento do 11º Concurso Nacional de Mel 2020

site 1

Numa perspetiva de melhorar este certame, o Júri do Concurso Nacional de Mel introduzir melhorias no regulamento do concurso, nomeadamente a introdução de classes de origem floral que tem permitido a validação dos méis entre os seus pares.

Assim, este ano lançamos a categoria de «Mel Cremoso» abrindo espaço ao segmento de méis que se vem afirmando no mercado nacional e manteremos a nota mínima para valorizar efetivamente o que é distinto e de qualidade superior.

O objectivo principal do Concurso é dar a conhecer e premiar os méis portugueses de elevada qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação, junto dos consumidores.

Ficha de inscrição no 11º Concurso Nacional de Mel

Site 2

Este Concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, onde se incluem os Concursos Nacionais de Azeite Virgem Extra, Queijos, Enchidos, Sal, Ervas Aromáticas, Condimentos, Chocolates, Vinagres, Frutos Secos, Vinhos, Doçaria Conventual e Popular, Doces de Fruta, Licores, Pão, Conservas de Pescado, Carnes e Bolo-Rei, destacando-se o Salão Prazer de Provar.

A Organização está convicta de que estão reunidas as condições necessárias para que o êxito destes Concursos esteja desde já assegurado.

A Vossa participação contribuirá para o prestígio de um evento que pretendemos fazer cada vez melhor.

A ORGANIZAÇÃO:

FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
Rua Mestre Lima de Freitas, nº 1
1549-012 LISBOA
Tel: 217 100 084
Fax: 217 166 123
E-mail: info@fnap.pt
URL: www.fnap.pt

CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas
Quinta das Cegonhas – Apartado 331
2001-904 SANTARÉM
Tel: 243 300 300
Fax: 243 300 301
E-mail: dgomes@cnema.pt
URL: www.cnema.pt