20 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA ABELHA – WORLD BEE DAY

O ONU instituiu o dia 20 de Maio como o Dia Mundial da Abelha. Esta é uma data de grande significado e relevo para o setor apícola nacional, tendo sido assinalada pela FNAP através da realização de várias iniciativas, de cariz nacional e internacional, procurando com essas ações consciencializar a opinião pública da importância das abelhas e dos polinizadores, vetores essenciais de e para o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais do nosso país.

No entanto, e com a vigência das atuais restrições inerentes às medidas de controlo da Pandemia de COVID-19, não foi possível este ano promover qualquer ação pública para celebrar esta efeméride, tendo a FNAP optado por fazê-lo nas plataformas web, nomeadamente nas redes sociais.

Várias foram as personalidades que se juntaram à FNAP neste dia, reconhecendo o papel essencial das abelhas e dos apicultores no Mundo atual. Confira abaixo os depoimentos de:

– Nuno Russo – Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

– Eduardo Oliveira e Sousa – Presidente da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

– Francisco Lucas Mendes – Produtor Musical

– João Ribeiro Lima – INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

– Sandra Sarmento – ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

– Miguel Vilas Boas – Diretor da Escola Superior Agrária de Bragança e Vice-Presidente da Comissão Técnica de Qualidade 

– Manuel Gonçalves – Presidente da FNAP

Confira também a entrevista de Manuel Gonçalves à TSF.

As comemorações incluíram também a realização de um seminário online, em parceria com o CCAB – Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade e com o CATAA, denominado “A importância das abelhas e dos polinizadores para a Agricultura, o Ambiente e a Economia”.

Caso não tenha podido acompanhar em direto este seminário, pode fazê-lo agora, bastando para tal clicar nas ligações abaixo:

Prof.ª Ofélia Anjos – IPCB: “Pólen apícola: caracterização e consumo“

Prof. Carlos Aguiar – IPB: “Coevolução plantas com flor – insetos polinizadores”

Prof. Henrique Pereira: “A Ciência ao serviço da Apicultura”