COMISSÃO EUROPEIA REFORÇA MEDIDAS SOBRE OS POLINIZADORES

A Comissão Europeia apresentou recentemente um “Novo Pacto para os Polinizadores”, o qual visa combater o declínio alarmante dos insetos polinizadores selvagens na Europa e tem por base uma revisão da iniciativa da UE relativa aos polinizadores de 2018.

Os cidadãos europeus têm vindo a apelar para que se adotem medidas decisivas e capazes de contrariar o  declínio das populações  de polinizadores, nomeadamente através da bem-sucedida iniciativa de cidadania europeia «Salvar as abelhas e os agricultores», que a FNAP apoiou e subscreveu.

Esta iniciativa define as medidas a adotar pela UE e pelos Estados-Membros para inverter o declínio dos polinizadores até 2030. Hoje em dia, na UE, uma em cada três espécies de abelhas, borboletas e de sirfídeos estão em vias de desaparecimento. Complementa a proposta da Comissão, de junho de 2022, relativa à criação de um Regulamento Restauração da Natureza e faz parte integrante da Estratégia de Biodiversidade 2030 e do Pacto Ecológico Europeu.

Mais informações no comunicado de imprensa, nas perguntas e respostas e nas declarações à imprensa pelo comissário Virginijus Sinkevičius que pode ser revista no canal EBS.