MODELAÇÃO ESPACIAL DO POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO APÍCOLA UTILIZANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Os principais objetivos do projeto APISIG centram-se no aproveitamento das potencialidades do espaço rural, associado aos sistemas multifuncionais, nomeadamente da apicultura, por forma a constituir um eixo importante para o desenvolvimento regional sustentável dos territórios rurais de maior interioridade.
O projeto ApiSIG consiste na construção de uma ferramenta de gestão multifuncional para apoio à atividade apícola, através da monitorização desta atividade na construção de ferramentas de suporte à tomada de decisão do ordenamento Apícola. No âmbito deste projeto pretende-se ainda apoiar ativamente as organizações de apicultores das regiões envolvidas, através de actividades de divulgação e demonstração. Será às organizações envolvidas cartografia produzida para cada região ao longo do projeto de modo a constituir uma ferramenta de melhoria da tomada de decisão, como por exemplo na instalação de apiários, o que atualmente se reveste de particular importância, tendo em conta a grande quantidade de projectos de instalação de Jovens Agricultores.
Para atingir os objetivos propostos proceder-se-á à referenciação geográfica dos apiários existentes nos concelhos de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova, ou seja a área geográfica inserida na Zona Controlada sob gestão da Meltagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional; nos concelhos inseridos na Zona Controlada sob gestão da Apilegre – Associação de Apicultores do Nordeste Alentejano e na Zona Controlada sob gestão da AAAPNM – Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho.
Os dados espaciais recolhidos serão alvo de um processamento e tratamento e será realizada a associação de atributos relevantes ao nível da caracterização dos aviários.
Nas imagens abaixo encontram-se dois exemplos da forma como será disponibilizada informação aos apicultores pela ferramenta de apoio à gestão apícola a criar pelo projecto, nomeadamente a informação relativa ao potencial apícola, e a relativa ao ordenamento apícola.
Este projecto resulta de uma parceria entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que desempenha as tarefas de coordenação científica, as organizações de apicultores MELTAGUS, APILEGRE e Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho, o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar e a FNAP, cujas tarefas se prendem com a divulgação de resultados.
Neste âmbito disponibilizamos os vários materiais de divulgação e disseminação produzidos no âmbito do projeto:
Fórum 2014 – resumo da comunicação – Projecto APISIG
Fórum 2014 – Apresentação Projeto ApiSIG