Organizado pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), o Concurso Nacional de Mel é um evento que decorre anualmente na Feira Nacional de Agricultura em Santarém.
As provas do Concurso Nacional de Mel decorreram em Santarém entre os dias 20 e 22 de março, tendo participado 57 méis de todas as regiões de Portugal. Num ano marcado pela seca extrema, como foi 2023, ficou demonstrada a importância dada pelos produtores nacionais ao Concurso Nacional de Mel.
Ao longo das suas quinze edições, o Concurso Nacional do Mel tem vindo a contribuir de forma indelével para a valorização do Mel de Portugal, dando relevo e visibilidade à sua qualidade, enorme diversidade e elevada notoriedade sensorial.Ao longo das suas quinze edições, o Concurso Nacional do Mel tem vindo a contribuir de forma indelével para a valorização do Mel de Portugal, dando relevo e visibilidade à sua qualidade, enorme diversidade e elevada notoriedade sensorial. As provas foram efetuadas por um Júri de 9 elementos, todos membros do Painel de Provadores de Mel de Portugal. Este painel foi constituído pela FNAP em Maio de 2013, contando atualmente com 15 provadores de mel, treinados e capacitados para avaliar as características dos méis produzidos em Portugal.
Em 2024, foram atribuídos prémios a méis de todas as regiões de Portugal, e de várias origens florais, como Mel de Rosmaninho, Mel de Urzes, Mel de Laranjeira, Mel de Castanheiro, Mel de Eucalipto e Mel Multifloral. O Mel do Ano 2024, isto é, o mais pontuado pelo Júri, é o Mel Vale da Sarvinda – Mel de Rosmaninho. Este mel é produzido no concelho de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, e caracteriza-se por um aroma marcadamente floral, medianamente intenso e pouco persistente, um sabor doce, com ligeiras notas ácidas e cor âmbar claro.
LISTA DE PREMIADOS
Medalhas de Ouro – Méis de altíssima qualidade que cumprem de forma destacada os critérios da sua categoria e classe. Estes méis são considerados excelentes representantes da sua classe, recolhendo pontuações situadas no intervalo de [81 a 90] pontos.
Medalhas de Prata – Méis de alta qualidade que atendem aos critérios de sua categoria e classe, existindo, no entanto, algumas pequenas imperfeições que não prejudicam o seu valor. Recolhem pontuações situadas no intervalo de [76 a 80] pontos.
Medalhas de Bronze – Méis de qualidade que atendem aos critérios da sua categoria e classe. No entanto, contém imperfeições sensoriais que não permitem ser considerados como méis a destacar. Recolhem pontuações situadas no intervalo de [65 a 75] pontos.