CONCURSO NACIONAL DE MEL – 2022

A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo organizam novamente o Concurso Nacional de Mel, agora na sua 13ª edição.

 

As provas terão lugar nos próximos dias 17 e 18 de março de 2022, no CNEMA  em Santarém.

A diversidade e a variedade dos méis portugueses, associada à sua qualidade, tornou este Concurso numa montra para este produto agroalimentar, o qual tem cada vez mais importância na alimentação dos portugueses, na promoção dos territórios rurais e da sua economia, representando também como um valor acrescido para o país através das exportações.

 

A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal tem vindo a introduzir melhorias no regulamento do concurso, nomeadamente a introdução de classes de origem floral que tem permitido a validação dos méis entre os seus pares. Este ano lançamos a categoria de «Mel proveniente região insular: Açores e Madeira» abrindo espaço ao segmento de méis que pela extraordinária e específica flora predominante nas regiões autónomas dos arquipélagos dos açores e da Madeira a par das condições particulares de produção se diferenciam dos méis continentais e se vem afirmando nos mercados. Manteremos também os preceitos de avaliação como a número mínimo de amostras por classe e a nota mínima para valorizar efetivamente o que é distinto e de qualidade superior.

 

Consulte aqui o Regulamento do Concurso Nacional de Mel 2022.

 

Obtenha aqui a Ficha de Inscrição Concurso Nacional de Mel 2022.

 

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido por correio eletrónico para apinfo@fnap.pt.