TAVIRA – 2013

Numa organização conjunta da FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, da MELGARBE – Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira, realizou-se de 15 a 17 de Novembro a FEIRA NACIONAL DO MEL, assim como a 14ª edição do FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA, em Tavira.

Tavira - Cópia

FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA é hoje reconhecido pelos apicultores, dirigentes associativos e técnicos do setor como o espaço por excelência, onde são abordadas e discutidos os temas mais atuais do sector. Em 2013 destacou-se a realização de uma mesa redonda dedicada ao futuro da fileira apícola, onde foram apresentados e discutidos as perspetivas dos produtores de mel, mas também das entidades públicas com responsabilidades no setor como o GPP, a DGAV ou o ICNF. O programa incluiu também a apresentação dos resultados finais de vários projectos de investigação, versando temáticas que incluem a sanidade, o melhoramento, a tecnologia de novos produtos, a certificação e ainda a apresentação de sistemas de controlo e monitorização de apiários.

Parque de Feiras - Cópia

A FEIRA NACIONAL DO MEL tem vindo a assumir-se como a principal mostra da variedade e qualidade dos produtos da apicultura nacional, na medida em que constitui uma oportunidade única para os produtores e suas organizações divulgarem os seus produtos, junto dos consumidores e dos principais operadores do mercado nacional e europeu do mel, bem como contactar com as principais empresas fornecedoras de factores de produção a operar na fileira apícola. Estiveram presentes nesta edição as principais empresas nacionais e europeias de material apícola, ficando a Feira marcada pela apresentação da edição filatélica dedicada à Apicultura Portuguesa, e pelo lançamento em DVD do filme “Abelhas e Homens”.