FUNDÃO – 2014

Numa organização conjunta da FNAP, da PINUS VERDE – Associação de Desenvolvimento, Câmara Municipal do Fundão e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, realizou-se de 24 a 26 de outubro no Pavilhão Multiusos do Fundão, a 13ª edição da FEIRA NACIONAL DO MEL, e o XV Fórum Nacional de Apicultura.

Ambos os certames fazem já parte do calendário apícola nacional, sendo não só o ponto de encontro dos apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores com as principais empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola, mas também a principal mostra da diversidade e qualidade dos produtos da apicultura nacional, constituindo a oportunidade ideal para a sua divulgação, quer junto dos consumidores, quer dos principais operadores do mercado nacional e internacional do mel.
imagem_cnt_eventos_714

XV FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA
No sábado dia 25 de outubro decorreu, no Edifício Octógono do Fundão, o XV FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA, um espaço que se pretende aberto à discussão entre apicultores, dirigentes associativos, técnicos, investigadores e os responsáveis pelas entidades oficiais com competências no sector apícola.

Para além da apresentação dos projectos de investigação aplicada em curso no âmbito da Medida 6 do PAN 2014-2016, do programa destacamos a mesa redonda dedicada ao Mercado de Mel, onde se juntou a produção, a distribuição, e o comércio, e cujo objetivo foi discutir e analisar o presente e a evolução da produção nacional de mel.

DSC_0486

Este ano, e aproveitando o facto de decorrer no Fundão nas mesmas datas o evento “Convergência de Permacultura”, a organização de ambos os eventos decidiu promover a realização de um conjunto de iniciativas comuns:
– Inauguração da Feira Nacional do Mel pelas 15h00 organizada pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) que estará em funcionamento de 24 a 26 de Outubro (9h00-23h00). No Domingo, dia 26 de Outubro, a feira encerra às 18h00. A entrada é livre.
– Apresentação da Plataforma pelas Abelhas
– Oficina para crianças – Conhecer as abelhas e outros insectos polinizadores – Apiario Pedagógico da Quinta Ecológica da Moita, de Aveiro, no sábado das 14h15 às 15h30
– Apresentação de posters:
– Bzzz bzzz bzzz sou uma abelha: Andreia Albernaz Valente / Apis Domus
– Quinta Ecológica da Moita – Um Laboratório Vivo em Aveiro: Ana Jervis Cunha / Quinta Ecológica da Moita

 

FEIRA NACIONAL DO MEL
A 13º Feira Nacional do Mel, decorreu no Pavilhão Multiusos do Fundão, um moderno equipamento com todas as condições e requisitos necessários para receber os expositores participantes na Feira, mas também e sobretudo os visitantes.

DSC_0026

Com a sua localização privilegiada, o Pavilhão Multiusos do Fundão está situado no centro da cidade do Fundão, a 100 m do local onde decorre o Fórum.

Acessos:
– Autoestrada A23, saída FUNDÃO SUL
– Estrada das Beiras
– Estrada Nacional 18